sexta-feira, 24 de maio de 2019

Adeus, Minha Concubina - Lilian Lee

SINOPSE

Na China dos anos 30 a Ópera de Pequim é um espectáculo luxuriante destinado às classes privilegiadas, embora os futuros actores que frequentam as suas escolas sejam oriundos das famílias mais pobres. É esse o caso de Xiao Douzi, abandonado pela mãe, uma prostituta que não tem meios para criá-lo. A amargura e a miséria da sua infância vão sendo substituídas pelo empenho com que se entrega à sua arte e pela relação que mantém com um colega mais velho, Xiao Shitou, por quem se apaixona e que se tornará o seu protector e melhor companheiro.
Escolhidos para desempenhar respectivamente os principais papeis feminino e masculino da ópera Adeus, Minha Concubina, a sua relação de amantes no palco vai cruzar-se dramaticamente com as suas relações na vida real. Na voragem das grandes transformações que assolam o seu país, eles e a bela cortesã que entre os dois se interpõe viverão uma trágica história feita de amor, traição e morte.
Dos quartos que transbordam ópio e que acolhem as orgias mais bizarras aos elegantes bordéis onde as vidas humanas são simples mercadorias, dos teatros e mansões de uma época desaparecida aos sobressaltos da Revolução Cultural, o romance de Lilian Lee é uma pintura magistral das vicissitudes da China.

Título original: Farewell to my concubine
Autora: Lilian Lee
Editora: Edições ASA, 1994

Sem comentários:

Enviar um comentário